quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A casa das pastilhas azuis

Você conhece a história da sua casa?
Não adianta dizer: "claro, fui eu que a construí!"
Quero saber se você conhece a história do lugar, a origem daquela rua ou daquele loteamento.
As casas antigas, reformadas, escondem mais histórias do que as mais novas. Casas recebidas por meio de uma herança, presente dos pais aos filhos, quando estes se casam. Mesmo que você more em um apartamento, já teve a curiosidade de saber o que havia naquele terreno?
Antigamente, lá pelos idos de 1970, as casas da rua 7 de Setembro eram simples, foi quando construíram a "casa das pastilhas azuis". Dizíamos pedrinhas azuis, com o tempo aprendemos a diferenciar pedrinhas de pastilhas de revestimento.
Era uma casa linda, chamava a atenção de todos. Nela moravam um casal e seus filhos.
Estudamos com eles no Colégio Estadual, o CENES, hoje Escola Estadual Geraldo Justiniano de Rezende e Silva, eu também morava naquela rua, numa das casas simples.
Todos que por ali passavam comentavam sobre a beleza da casa.
O tempo passou, a vida mudou, mudamos para outro bairro e não mais vimos os moradores da casa das pastilhas azuis.
As casas daquela rua ou foram reformadas ou foram transformadas em escritórios, lojas, clínicas, muitos moradores dali foram morar em condomínios, não mais havia crianças brincando na rua.
Anos depois, passei em frente a casa e observei que estava em estado de abandono, janelas quebradas, portões amarrados, azulejos soltos, parecia que a casa estava morrendo. Vocês já observaram que as casas vazias, deixadas para alugar ou vender, parecem tristes, bem ao contrário das casas novas, recém pintadas, que brilham, emanam luz e calor. Dá vontade de permanecer ali. Ao passo que as casas deixadas para trás, parecem frias, não temos prazer em permanecer nelas.
É recomendável que se pinte ou reforme uma casa antiga antes de habitá-la, quanta coisa aconteceu ali entre risos, lágrimas, brincadeiras, festas, discussões, nascimentos, mortes, é como se as emoções aderissem as paredes da casa.
Hoje, a casa das pastilhas azuis não existe mais, foi demolida, lá só está o terreno vazio. Será que construirão outra casa? Será que o novo proprietário vai se preocupar em conhecer a história daquele imóvel?
Deveria, afinal um dia ela foi a casa mais linda daquela rua!
Cristina Cimminiello


Um comentário:

Bemvindos ao Sarau

Oi pessoal, é muito bom saber que vocês vieram participar do meu sarau.